Projeto didático interdisciplinar e transdisciplinar
Um novo olhar para a África
Vera Maria de Souza
Justificativa
Segundo a Lei 10.639/03, é obrigatória a discussão sobre a identidade e cultura afrobrasileira e africana na educação básica. Desse modo, é necessário que haja no ensino básico, conteúdos e metodologias referentes à pluralidade cultural e étnica do nosso país. Assim, todo professor deve estar apto e ciente para preparar suas aulas de maneira a contemplar a lei, e promover o respeito e a valorização africana e afrobrasileira.
Ao se falar sobre afrobrasilidade, lembra-se logo da mídia e suas imposições racistas e sexistas, seja a mídia impressa ou televisiva, os valores que ela impõe são todos vistos como absolutos e únicos. É inegável o poder que a propaganda publicitária exerce na formulação das ideologias da sociedade brasileira, pois vendem os produtos veiculados, mas também vendem valores e implantam verdades absolutas e duvidosas. Nesse sentido, a educação é de extrema importância para dissipar esses valores negativos e ajudar a germinar novos valores de respeito, valorização e conhecimento da cultura africana, tanto em nosso país como fora dele.
É quase inexistente, a presença de negros nas novelas, universidades, grandes empresas, etc. Além disso, é comum, no dia a dia ouvirmos piadas e comentários racistas denegrindo a imagem e a cultura afrobrasileira. Vale ainda lembrar, que ao se falar em África lembra-se somente de aspectos negativos como: misérias, doenças, escravidão, etc. Assim, através desse projeto Um novo olhar para a África, busca-se construir saberes voltados para a valorização étnico-cultural africana e afrobrasileira. De forma lúdica vamos promover entre os alunos do ensino médio e EJA, uma reflexão sobre este tema, que é de extrema importância para a convivência nesta sociedade de pluralidade étnica em que vivemos.
A educação é maior arma contra a alienação dos jovens, pensando nisso, trabalhar a diversidade cultural com ênfase no respeito às diferenças é uma forma de promover a igualdade e respeito, e principalmente, é a forma de sensibilizar o jovem, a fim de que ele reconheça o multiculturalismo do país em que vive, e, possa valorizar e conviver harmoniosamente com as diferenças.
Empreendimento
Promover a I noite africana no EMAR.
Objetivo Geral
Construir um novo olhar para a África, através do conhecimento sobre aspectos culturais africanos, desenvolvendo a capacidade de questionamento, argumentação e criatividade, fazendo os alunos se interessarem pela realidade étnico-cultural do Brasil.
Objetivos específicos
• Desenvolver o processo de leitura e escrita através de atividades contextualizadas;
• Favorecer a conscientização sobre o respeito à diversidade;
• Resgatar valores culturais do povo africano, como religiões, danças, comidas, etc.;
• Contextualizar os estudos dos conteúdos programáticos das disciplinas ao tema central gerador do projeto;
• Desenvolver a expressão artística e corporal dos alunos;
• Identificar e registrar dados importantes sobre a África, dados geográficos, culturais, históricos, etc.
• Discutir sobre a importância da cultura africana na construção cultural, política e social do Brasil.
• Conhecer personalidades importantes de origem africana e afrobrasileira;
• Ler diversos contos e lendas africanas;
• Promover discussões e debates que favoreçam o respeito e a valorização étnica.
Conteúdos
Serão estabelecidos por disciplina, formando diálogos entre os conteúdos programados e a temática do projeto.
Ações
• O professor que considerar viável trabalhará a temática em suas aulas, através de leituras e discussões;
• Produção de contos, poemas, paródias, pinturas, maquetes, etc.;
• Cada turma irá apresentar trabalhos na noite do evento;
• Cada turma será representada por um ou dois professores que os auxiliarão nos trabalhos.
• Na noite africana, serão apresentados, entre outros;
Stands com gráficos, poemas, contos, maquetes;
Stands com comidas típicas e artesanatos africanos;
Salas com vídeos sobre a África;
Varal de poemas produzidos pelos alunos;
Dramatizações, músicas e recitais sobre a temática;
Cartazes sobre a valorização e respeito étnico-cultural africana e afrobrasileira;
Roda de capoeira.
E outros.
Avaliação
Será realizada gradativamente durante o processo, estabelecendo relação com os objetivos propostos, levando em consideração os seguintes indicadores: participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas; compreensão dos assuntos estudados; capacidade de argumentação a partir de gêneros diversos; desempenho dos discentes nos trabalhos realizados; produção e apresentação de trabalhos orais e escritos; auto-avaliação do processo de aprendizagem.
Anotações
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